Ao Vivo em Almada – No Jogo da Noite” 40.º Aniversário
Há 40 anos era editado o primeiro disco ao vivo do rock português, e fomos nós. Faltava-nos um ano para completar o contrato de três anos com a editora Rádio Triunfo/Orfeu, para onde nos tínhamos deslocado no início do Outono de 1982: não queríamos gravar um último disco de originais contratual e deixar numa prateleira o sangue da vida de um grupo.
Propusemos e foi aceite o desafio de deslocar um estúdio móvel para o Centro Cultural do Alfeite, em Almada, onde estávamos a ensaiar, nos dias 23, 24 e 25 de Novembro de 1984 – foi também naquele espaço que em 1979 actuámos ao vivo, o ambiente de um clube rock que só se concretizaria em Lisboa em 1981, no RRV.
Quando em 1985 o LP foi editado, a RT/Orfeu estava a entrar no estertor que levaria ao limbo um repertório de música portuguesa de enorme valor: José Afonso, José Jorge Letria, Fausto, José Cid, Maria da Fé e os UHF, entre muito outros.
Segundo os valores creditados na SPA, foram vendidos 1.065 exemplares (sic). É isto verdade? Nunca saberemos. A RT/Orfeu, e os seus sucedâneos editoriais, desapareceram numa encruzilhada de selos editorias e esquecimento. A cultura tratada com as botas.
O LP não teve direito a edição em cassete, como era normal naquele tempo, revelador do estado da ‘coisa’, e o disco passou a ser um dos discos mais raros e caros no mercado paralelo, atingindo valores acima dos 300 €. Um negócio sem artistas e autores. Os prejuízos artísticos e financeiros estão por avaliar.
Em 2018 lançámos uma edição conjunta dos 3 trabalhos de longa duração, que haviam desaparecido do mercado durante mais de 30 anos, em CD e nas plataformas digitais.
Na passagem dos 40 anos desta edição, propomos uma oferta especial aos nossos fãs e amigos: na aquisição dos CD “Persona Non Grata” (1982), “Ares e Bares de Fronteira” (1983*) e “Ao Vivo em Almada – No Jogo da Noite”, um CD é oferta nossa.
(*) Inclui o single “Puseste o Diabo em Mim” e os inéditos “Amigos, Até Logo” e “Até às Tantas”.
Valor do pack: 20,34 € (inclui portes por correio registado)